terça-feira, 24 de abril de 2018

Comigo ninguém pode

Richard Jakubaszko   
A planta que vocês podem ver abaixo é uma "Comigo ninguém pode", cujo nome resume sua existência, de um lado, ela sempre rebrotará, por mais que seja maltratada ou que sofra de falta ou excesso de água. De outro lado, à "Comigo ninguém pode" é atribuída a façanha de não se deixar dominar por pessoas invejosas ou de "olho gordo" como dizem os interioranos que vivem em roças, ou seja, a "Comigo ninguém pode" consegue isolar o olho ruim de pessoas que em nosso convívio espalham ondas invisíveis de mensagens ruins.

Lá na DBO Editores, no agradável e simpático espaço do cafezinho, existem diversos vasos com plantas, mas um se destaca sobremaneira aos visitantes, que é o da nossa mascote na casa, uma maravilhosa "Comigo ninguém pode", que começa a ultrapassar a minha altura, de 1,80 m. Ela já era bonita, há 2 anos, mas andei aplicando na terra da jardineira algumas doses de chorume de minhoca (minhocas californianas), estas criadas por minha filha Daniela em sua casa. Foi o que bastou para que a "Comigo ninguém pode" explodisse em tamanho, beleza, saúde e vigor. Tem agrônomos, como o Hélio Casale, visitante contumaz do nosso pedaço, que não se cansa de ressaltar suas belezas.
Obs. Desculpem a minha insistente presença ao lado da estrela da casa, mas foi a única maneira de mostrar o crescimento da menina...

Você já viu alguma "Comigo ninguém pode desse tamanho? Eu, nunca vi.
Confiram as datas, nas legendas das fotos:
Abril de 2017

 
Setembro 2017
 
Fevereiro 2018
 
Abril 2018


6 de junho/18, vamos transplantar para um vaso maior.

6 comentários:

  1. Com esta ninguém pode mesmo. Parabéns pela criatividade, Richard.
    Sebastião Costa Guedes

    ResponderExcluir
  2. Caro Richard, Burle Marx já falava que para plantas bonitas é preciso titica e água. Está aí o exemplo.
    Acrescentaria que o nome comigo-ninguém-pode também ser devido ao seu poder tóxico e por isto deve ser tomado todo o cuidado para que não ocorra a ingestão indevida por crianças e animais.

    ResponderExcluir
  3. Só deu certo por causa do húmus de minhoca!!kkkkk
    Saudações cordiais,
    Saludos cordiales,
    Best regards,
    Alexandre Harkaly - IBD Certificações

    ResponderExcluir
  4. Paulo Roberto de Camargo e Castro - Esalq/Piracicaba25 de abril de 2018 às 13:15

    Prezado Richard,
    Concordo plenamente que ela é única. Somente ela suporta a baixa
    luminosidade de minha sala de trabalho na ESALQ.
    Tentativas anteriores com outros belos filodendros (plantas que
    toleram até certo ponto, baixas luminosidades) mostraram-se
    infrutíferas no local devido atingirem o ponto de compensação
    lumínico. A Dieffenbachia picta deve possuir uma plasticidade genômica
    de dar inveja às demais. Tive conhecimento de sua resposta quando, na
    curiosidade de um menino, testei sua resistência do caule com a unha
    antes de adentrar num cinema, quando quase chorei de dor durante a
    comédia, uma vez que abaixo daquela unha a pele estava sendo
    infiltrada por um ácido exsudado pela planta. É a Comigo - Ninguém -
    Pode. Infelizmente esse exemplo de tolerância e rusticidade não é
    seguido pelas plantas cultivadas, as quais para manifestar todo seu
    potencial genético e produtividade necessitam de clima, solo e tratos
    culturais adequados para maximizar sua produção. Pensar que não existe
    mais apoio para se completar o importante levantamento edafoclimático
    para nossas principais plantas cultivadas iniciado pelo Instituto
    Agronômico de Campinas e parcialmente pela EMBRAPA, fundamental para
    distribuir os cultivos em solos e climas favoráveis nesse imenso
    Brasil.
    Abraço,
    Paulo R. C. Castro
    Professor Titular
    ESALQ/USP

    ResponderExcluir
  5. Odo Primavesi, São Carlos-SP25 de abril de 2018 às 20:34

    Oi, Richard
    Por isso que dizem que o manejo de orgânico para ativar a vida no solo reflete sobre o vigor das plantas. Ainda tem os pensamentos e palavras positivas sobre a planta. Jesus ressaltava que palavras de raiva podem até matar a coitada, como no caso d´Ele a figueira que secou até as raízes. As palavras de admiração do Casale com frequência tb funcionam.
    []s
    Odo

    ResponderExcluir
  6. Espetacular Comigo Ninguém Pode, vigoroso no desempenho.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.