sábado, 3 de março de 2018

É possível pesar nuvens?


Richard Jakubaszko 
É possível pesar nuvens? A DW Brasil (Deutsch Welle) foi atrás e responde: sim, é possível pesar as nuvens.

Sem essa camada de nuvens (e de umidade) na atmosfera, durante o dia correríamos o risco de morrer de calor (como nos desertos), ou de congelar durante a noite, como também ocorre no deserto, onde as temperaturas ficam próximas de zero depois que o sol se põe. Nos desertos, pela inexistência de vegetação, não há evapotranspiração, a umidade é, em média, próxima de 10%, e, por isso, não há nuvens.
As nuvens são de condensação de água, mais leves que o ar, e por isso flutuam, mas podem ser pesadas, como o vídeo abaixo:


Na Wikipédia:
Nuvem (do latim nubes) é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos. A nuvem pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.

As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos. A forma e cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relação à nuvem.

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.