sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A Petrobras pagou 3 vezes mais do que o escritório de NY esperava

Richard Jakubaszko 
Informações e opiniões começam a aparecer sobre o malfadado acordo feito esta semana entre a Petrobras e a Justiça Norte Americana. Independentemente dos interesses de fundos de acionistas oportunistas, chamados de fundos abutres, há mega-abutres individuais, como George Soros, especulador profissional que comprou milhares e milhares de ações da Petrobras em 2013 e 2014, conforme publicado aqui no blog em 2016 ( em artigo do jornalista Mauro Santayana, veja aqui ). 

Detalhe: ações adquiridas a baixo preço por Soros em 2013 e 2014, pura especulação em bolsa de valores, mas que agora serviram para processar a vítima, a Petrobras, que vira ré nos EUA, e mesmo sem ter sido condenada reconhece a "culpa", e ainda faz "acordo" para pagar a culpa!!! E outra coisa, essas ações são usadas pelos fundos abutres para pedir à vítima (a Petrobras) ressarcimento por "prejuízos". Mas pergunto: que prejuízos, se os especuladores compraram na baixa, e bem depois do período de corrupção que a Petrobras sofreu? Lembro que Dilma demitiu os 3 diretores corruptos da Petrobras, em abril de 2012. Depois disso, como se sabe, a corrupção estancou na empresa. Mas teve CPI, e depois a Lava Jato, a partir de 2014.

Já o governo brasileiro não teve qualquer ação de defesa da Petrobras conforme relata Luis Nassif no Jornal GGN, baseado em e-mail de um brasileiro, veja o post de Nassif, logo abaixo.

De toda forma, após  o acordo, só uma Ação Popular para salvar a Petrobras. A multa, de US$ 2,9 bilhões de dólares, tem valor superior ao campo de extração de Carcará, recentemente vendido para uma petrolífera italiana. É assim, portanto, que os abutres internacionais vão quebrar a Petrobras, para depois comprar a empresa, na bacia das almas.

A Petrobras pagou 3 vezes mais do que o escritório de NY esperava
Luis Nassif *

De um profundo conhecedor do mercado jurídico de Nova York:

Bom dia Nassif.
O acordo da Petrobras tem vários ângulos que estão sendo pouco comentados na mídia.

 
1. A postura da atual administração da PETROBRAS foi de que a empresa é de fato CULPADA porque o PT roubou etc., portanto tem que pagar etc. Para expiar a culpa do Governo Lula, a mídia oficialista tem repercutido essa atitude, dizendo que o acordo tinha que ser feito, era inevitável.

Quem entra em um processo judicial já se sentido culpado vai ter o pior resultado possível. A PETROBRAS FOI MUITO MAL DEFENDIDA NESSE PROCESSO.

 
Esses esquemas profissionais de extorsão são constituídos por especuladores que compram ações para processar, são especuladores profissionais perfeitamente conhecidos no mercado americano, não são litigantes de boa fé como seriam os acionistas originais que se sentiram lesados.

Um acionista normal não vai colocar dinheiro para montar um processo de sucesso duvidoso. Só "esquemas" especulativos com foco em "acordos" investem nisso em sociedade com escritórios de advocacia ultra especializados nesse tipo de ação, como é o caso do WOLF POPPER, que opera na área há décadas.

 
O maior acordo já feito por esse escritório é de US$ 150 milhões (acordo CITCO). Os demais são de 8, 15 ou 17 milhões de dólares. O valor desse acordo é MAIOR que o lucro da PETROBRAS em um ano, o que é uma aberração. É o maior acordo jamais fechado por uma companhia estrangeira nesse tipo de ação.

 
2. Esses esquemas usam muito a mídia para INFLAR seu "preço alvo", inventam que a condenação da PETROBRAS seria de 8 bilhões. Mas eles esperavam em torno de 1 bilhão de acordo, segundo comentários em outros escritórios de NY. A proposta quase 3 bilhões foi uma bomba, um valor absurdo porque as perdas JÁ foram em grande parte recuperadas na alta posterior das ações da PETROBRAS.

 
Eles espalharam inclusive na mídia brasileira que a condenação seria muito maior mas não há nenhuma evidencia disso PORQUE o processo criminal que reconheceria a existência de corrupção que corre no Departamento de Justiça AINDA não foi concluído. Esse processo seria a BASE LEGAL para as "
class actions" dos minoritários.
 
3. Então a PETROBRAS fechou acordo com os minoritários ANTES que o Departamento de Justiça a declarasse culpada da causa que justificaria o acordo com os minoritários. Todos esperavam que a decisão sobre as "
class actions" tivesse seu desfecho APÓS a decisão do Departamento de Justiça e não antes.

Pior ainda, ao fechar o acordo com os minoritários a PETROBRAS confessa sua culpa, o que vai pegar muito mal no Departamento de Justiça, onde a culpa AINDA estava sendo apurada e não há nenhuma indicação de que a PETROBRAS seria considerada culpada.

 
Esse processo no Departamento de Justiça corre solto. O Governo do Brasil NENHUMA VEZ usou e esperava-se que usasse sua força política em Washington para fazer lobby junto ao Departamento. Todos os governos quando tem problemas em Washington usam lobby em cima da Administração.

NÃO É USUAL o Departamento de Justiça processar empresa estatal de pais aliado e amigo dos EUA. Mas NENHUMA AUTORIDADE brasileira sequer telefonou ao Attorney General pedindo consideração nesse processo onde a PETROBRAS não é culpada, é vitima. A PETROBRAS está deixando correr solto esse processo, na mesma linha, "somos culpados, é bom que condenem porque ai se joga a culpa no PT".

 
4. A maior acionista da PETROBRAS é a União, portanto esse acordo afeta o INTERESSE PUBLICO diretamente. Pergunta-se, a ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO acompanhou esse acordo, ou tudo ficou a cargo da administração atual da PETROBRAS?

 
A Advogada Geral da União deveria ter ido à Nova York, falar com o Juiz do processo, isso é normal, possível e esperado, para ter uma visão própria e não filtrada pela PETROBRAS sobre esse mega processo com mega prejuízo para o Brasil. É um processo que afeta o interesse da União, vai acabar com o lucro e impedir dividendos da PETROBRAS em 2018. A AGU se mexe em casos muito menores, pergunta-se, ao menos a AGU foi CONSULTADA sobre o acordo?

 
5. O panorama geral de tudo isso é que esse acordo vai ser jogado na conta do PT. A PETROBRAS não se defendeu como seria de sua obrigação, o Governo do Brasil se omitiu porque achou que esse assunto é da cota do PT, quando a espetada vai direto no bolso dos brasileiros e no preço da gasolina no Brasil.

Esse acordo é um caso muito sério para passar batido. Os "grandes gestores" da PETROBRAS estão vendendo tudo para depois pagar aos especuladores de Nova York esse prêmio de Ano Novo? Muitos dos bons ativos vendidos ultimamente pela PETROBRAS não chegam ao valor desse cheque novaiorquino.

É um assunto que mereceria uma Ação Popular enquanto é tempo.
Um abraço

 
* o autor é jornalista, editor do blog Jornal GGN
Publicado em https://jornalggn.com.br/noticia/a-petrobras-pagou-3-vezes-mais-do-que-o-escritorio-de-ny-esperava

. 

6 comentários:

  1. Richard,
    se fosse empresa privada isso nao teria passado... o que e' incrivel e' que uma quantia deste porte e nas desproporcoes que vc menciona e' apresentado sem o menor debate publico para o caso de uma empresa publica - e' tudo como se fosse fait accompli, restando apenas chorar sobre o leite derramado. Ou sera' que e' isso que queiram que pensemos??
    SDS
    Gerson

    ResponderExcluir
  2. Desculpe termos chulos, mas essa Bosta de governo não tinha que fazer acordo para pagar acionistas. Quando se compra uma parte de uma empresa (ações) você está arriscando que ela suba ou desça.
    Então este Bosta de governo não devia assumir o que o 2 vezes Bosta governo anterior fez.
    Dizer que o Governo Dilma mandou embora diretores corruptos é Piada.
    Remember Passadena.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Carlos da Fonseca Preste,
    releia o texto, diz que ao "assumir" a culpa, a Petrobras e o governo Temer jogam a culpa em Dilma, por isso não fizeram nada para impedir...
    No texto, também, a minha informação de que os fundos abutres, e mais George Soros, compraram as ações da Petrobras, quando estavam na baixa, e já sabiam do processo de corrupção. Logo, como as ações subiram, tiveram lucros e não prejuízos. O ajuste da Petrobras tem algum trampo muito grande, tão grande quanto a venda do pré-sal e dos ativos da Petrobras.
    Que a Dilma demitiu os 3 diretores da Petrobras em 2012, vc encontra no post que publiquei aqui no blog, inclusive com um fac simile da notícia no Estadão. Tem todo o direito de duvidar da mim, ou achar uma piada, mas essa é a verdade: https://richardjakubaszko.blogspot.com.br/search?q=dilma+demitiu+3+diretores

    ResponderExcluir
  4. Ora, mesmo que ela tenha demitido em 2012, e daí?
    A corrupção continuou solta e com ela onisciente. Só não enxerga quem não quer , ou quem está conluiado com a corrupção.
    Quanto ao Soros, ele é um bilionário que ganha com seus aconchavos com a esquerda, isto é ululante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí que a CPI foi no final de 2012 e entro 2014 adentro, feita pelo PMDB e pelo PSDB, para tentar derrubar a Dilma. A Lava Jato começou só em 2014. A Dilma demitiu quando teve certeza de que havia problemas, mas nada havia sido julgado. O que prova de que não era onisciente e nem passiva, e nem compactuava, ao contrário dos políticos que tomaram a frente da CPI para tentar provar o contrário.
      A corrupção continuou solta, mas entre ministros do PMDB, indicados por Temer, e que foram demitidos também pela Dilma, um a um. Como vc mesmo diz, este governo de bosta do Temer, acho a perfeição a sua definição, agora nomeou a filha do Jeferson como ministra do Trabalho, logo ela que é acusada em processo em curso na Justiça Federal do RJaneiro, como corrupta. Sem contar o pai, líder de um bando de fiscais corruptos nas plagas cariocas.
      Você continua leitor dos jornais com noticiário engajado, e se informa por eles. Veja a Globo, quase derrubou o Temer no episódio da denúncia do Joesley, mas quando o Temer abriu os cofres para verbas de publicidade eles ficaram calados e hoje elogiam o governo Temer pelas reformas. Isso é que jornalismo pra inglês ver. Não, inglês, não, é pros brasileiros mesmo, os bobos da corte, pois voltamos a ser colônia.

      Excluir
  5. Tentar defender o PT , Pmdb , psdb etc é como tentar defender o nazismo, facismo, fidel , pohl pot , idi amim, os vários russos "socialistas " Todos tinham um começo de revolução e luta explicável, mas desandaram em matanças e absolutismos inaceitáveis.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.