quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Agro DBO: largada em falso

Richard Jakubaszko
Sufoco para plantar a safra, porque as chuvas atrasaram. Nenhuma novidade da vida dos agricultores. Ou é chuva de menos, ou de mais. No caso, o plantio da soja em atraso vai permitir que algumas lavouras sejam atacadas pelo fungo da ferrugem da soja, lá no fim da safra, especialmente os esporos resistentes a todos os fungicidas existentes no mercado, inclusive tecnologias lançadas há menos de 4 anos, e que a força e inteligência da natureza está vencendo. Não se tem a mínima ideia do que pode vir a acontecer nesta safra que se inicia. No ano passado muitos produtores nem aplicaram fungicidas, por terem plantado no cedo, logo após o fim do vazio sanitário. Mas houve 8 regiões que apresentaram a ferrugem resistente a todos os fungicidas. Neste ano, os que dispõem de irrigação, iniciaram o plantio, outros plantaram no seco, rezando para que as chuvas cheguem rápido, e se não chegarem será prejuízo na certa devido a necessidade de replantio. Nesta primeira semana de outubro, em algumas regiões, felizmente, começou a chuviscar, em outras, já caiu bastante água...

No vídeo abaixo o Tostão dá uma panorama dos assuntos da edição, a revista está recheada de assuntos interessantes e relevantes.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.