sexta-feira, 30 de junho de 2017

Ninguém se cerca de Geddeis, Moreiras & Cia. se não por afinidade.

Janio de Freitas *


A crise enlouqueceu mais um pouco. Com propensão a escapar de mais controles espontâneos e automáticos, sem que se anteveja quais seriam no estoque denominado Constituição.

Entre Michel Temer e Rodrigo Janot reduziu-se a reserva de respeito forçado no convívio dos Poderes. Certo é que, com avanço ou com recuo da crise, nenhuma das saídas imagináveis é sequer razoável. Já é muito grande a corrosão geral, e tão maior será quanto mais a crise perdure. No conjunto de incógnitas, a especulação mais interessante: o atual desalento da sociedade com o seu país será sempre desalento ou levará a um desabafo daqueles?

Se depender do Congresso, a segunda hipótese tem maior chance. A Câmara que abriu a corrida para o impeachment de uma presidente, por truque contábil de que nem era a autora, é a mesma com óbvia disposição de negar licença para o impeachment de um presidente assoberbado por denúncias. Desde corrupção, dificuldade de construir uma defesa sem contradições e inverdades, e ainda pelos 76% que desejam vê-lo rampa do Planalto abaixo.

As defesas apresentadas por Temer, aliás, têm um componente mais dramático do que policial ou judicial. Janot e seus procuradores estão convencidos de que os R$ 500 mil na mala passada por Joesley Batista a Rodrigo Rocha Loures eram, na verdade, destinados a Michel Temer. Nas suas três defesas públicas, Temer não fez alusão à mala e à prisão do seu representante autorizado junto a Joesley e aos interesses do grupo JBS/J&F (lamento a frustração, mas nada a ver com o J e F aqui no velho batente). Na argumentação, porém, esteve implícita a negação de envolvimento com a mala e seu conteúdo. Logo, Temer joga o amigo "de total confiança" no papel de único achacador, recebedor e dono dos R$ 500 mil. E nem adianta que Loures o desminta, se for o caso, por falta de prova. Está nas mãos de Temer, que não as estenderá, e de Joesley, que joga com interesses.

Por falar em defesas de Temer, há ainda uma contradição suicida na mais recente e já tão esmiuçada. A inexistência de adulteração e, portanto, a validade da sua gravação com Joesley Batista é afirmada pela perícia da Polícia Federal. Temer a considera "prova inválida e ilícita", pelas falhas de som em segundos e frações de segundo. Na ocasião, também disse: "na pesquisa feita seriamente pela Polícia Federal, pelo seu Instituto Nacional de Criminalística" (...). A competência técnica da PF e do INC não merece dúvida, se não há influência política externa ou interna. Reconhecido por Temer que a PF e o INC trabalharam "seriamente", está desmentido seu argumento de invalidade da perícia oficial como prova em fins judiciais.

Que fins serão esses e os demais, estão acima de fantasias primárias de renúncia de Temer "para bem do Brasil", "por patriotismo". Não há lideranças políticas, nem pensadores em condições de influência, para evitar que a crise siga com geração própria. E com a colaboração desesperada e mercantil de Michel Temer. Mas sem justificar surpresas.

Era fácil saber logo de quem se tratava: ninguém se cerca de Geddeis, Moreiras & cia. se não for por afinidade, se não tiver o mesmo propósito pelos mesmos meios. Apesar disso, Michel Temer foi e continua apoiado não só no Congresso, mas também, e talvez com mais força, no empresariado graúdo. Nas vestais do PSDB gananciosas da sucessão presidencial ou pendurados nos ministérios. Nos que empurraram o país para o buraco, pela ninharia de uma contabilidade inútil, e hoje calam sua responsabilidade, felizes no elitismo e trêmulos de medo da polícia e da Justiça.

* o autor é jornalista.
Publicado originalmente na Folha de São Paulo.

.

3 comentários:

  1. Os Gedeis, os Moreiras, assim como Temer, Juca, etc e também os que estão presos e os os que estão aguardando a sua vez, TODOS compunham o governo da MADAMA que foi abduzida do poder. Quanta afinidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos,
      vc tá me parecendo um troll...
      Lembro que havia uma coalizão com o PMDB, e que MADAMA demitiu alguns deles, como o Wagner Rossi, mas não bastou. Depois saiu do governo por um golpe desses caras do PMDB com ajuda dos tucanos. Lembro que MADAMA não tinha nenhuma acusação de corrupção, nem antes e nem agora, e nem investigada estava. E lembro que quem apoia agora essa quadrilha do Temer, Jucá, Geddel, Moreiras e Padilhas, Cunha, são os tucanos do PSDB. É nesses caras que vc votou? Pode crer, dentro em breve veremos tucanos presos e algemados. O Aécio escapou hoje, voltou a ser senador. Mas pergunto: o PSDB vai manter esse cara como presidente? Ou vai depor ele? Se manter, tá mancomunado com a corrupção. Se tirar ele da presidência, avaliza a denúncia do Janot... Que sinuca dessa sua tchurma, né? Lembro que o Vaccari foi inocentado pelo TRF4, pois não tem prova nenhuma.
      E vc vem aqui encher o saco? O que é você, um coxinha, ou um troll?

      Excluir
  2. Dentre os que estão aguardando incluo os do PSDB. Mas já vi que você intelectualmente é LIXO, pois continua a defender a MADAMA. Ela não sabia de nada né.? Passadena, BNDS, desvios na Petrobras, Abreu Lima, Belo Monte etc. ora , vai te catar.
    Tente ser Honesto. O Vacari foi por enquanto absolvido em 1 processo, tem outros quatro Veremos ...
    O Duque que era o homem do PT na Petrobras teve a pena mais que dobrada, esqueceu?
    O Paloci já falou que a Honesta participava de tudo.
    Joesley além de explicitar os do Psdb, também falou do achaque da MADAMA.
    O que é que há com seu caráter que não consegue admitir

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.