quinta-feira, 9 de março de 2017

Fiz o Brasil desmanchar e vou me aposentar. É o barbeta da Lava Jato

Fernando Brito *


O procurador Carlos Fernando de Souza, mentor e decano da garotada da Lava Jato, volta a deitar falação aos jornais, do alto de sua cátedra de “ciência política”, para dizer que o problema brasileiro é “um sistema político disfuncional”.

Jogue-se fora todas as décadas de estudo sobre economia e sociologia, o problema estrutural do Brasil é a corrupção, não a dependência, o atraso, a marginalização das massas, a drenagem dos recursos naturais, o talhe excludente de uma sociedade de castas, sem mobilidade social – exceto para a microparcela que ascende pelo marajanato estatal – e nada disso.

Há uma nova corrente de política econômica propondo um milagre para salvar o Brasil.

“Precisamos resolver isso. É possível manter um bom desempenho econômico por um, dois, cinco anos por conta de commodities, boom no exterior, entrada de dólares. Mas basta uma queda, e o sistema político disfuncional vai se revelar e desestabilizar a situação.”

Donde precisa menos mesmo é de uma “revolução dos puros” onde os homens “honestos” devam ter, como recomendou a Ministra Cármem Lúcia, a ousadia dos canalhas. E, acrescente-se, a indiferença dos cínicos.

À testa dela, o um homem implacável, onde a condenação precede i julgamento e a convicção dispensa a prova, Sérgio Stálin Moro, que mandará os “disfuncionais” para a cadeia até que se verguem à lógica de que Moro é o Senhor e a salvação, o caminho a verdade e a vida.

Em nome desse fundamentalismo, exponenciou-se a dificuldade da economia brasileira: centenas de milhares de desempregados, setores industriais (como o naval) arruinados, um impacto negativo que em 2015 já se calculava em 3,5% do PIB – imagine-se hoje! – e agora, o nosso “cavaleiro do Apocalipse”, com o país arruinado, mas muito bem remunerado e com a garantia vitalícia de seus polpudos vencimentos funcionais (ou disfuncionais?), aos 52 anos, anuncia que está prestes a se aposentar, certamente para tocar uma banca de advocacia bem sucedida, porque “o herói da Lava Jato” cai muitíssimo bem no cartão de visitas.

É uma versão político-jurídica do clássico de Neville D’Almeida: “Matou a família e foi ao cinema”.

Se o doutor Carlos Francisco quiser saber como é a história, pode perguntar ao jurisconsulto Alexandre Frota, fã da Lava Jato, que trabalhou no filme.

* o autor é jornalista, editor do blog Tijolaço.

Publicado originalmente em http://www.tijolaco.com.br/blog/fiz-o-brasil-desmanchar-e-vou-me-aposentar-e-o-barbeta-da-lava-jato/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.