sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O poder transformador da educação no campo

João Rebequi *
Vivemos em uma era na qual um dos grandes desafios no campo é a educação e comunicação em prol da sustentabilidade e segurança. Mas como fazer crescer a conscientização, força motriz do desenvolvimento sustentável?
 

No Brasil, temos grandes exemplos entre ações de marketing das grandes companhias, que conquistam engajamento e promovem o conhecimento junto aos colaboradores do campo. Nesse cenário, o marketing rural surge como peça importante na engrenagem voltada para a conscientização dos trabalhadores. Requer investimentos de grandes proporções, é preciso considerar, mas, em contrapartida, também consolida as companhias. Uma via de mão dupla com papel educativo.

Há décadas existem bons exemplos de ações privadas que levam capacitação e treinamento aos produtores do país, promovendo um olhar atual sobre segurança e tecnologia. Falamos aqui desde ações pontuais das companhias, como projetos de formação como Formação de Montadores (promovido para capacitar jovens), Aplique Bem (treinamento de aplicadores de defensivos), Pequenas Histórias de Plantar e Colher (projeto para crianças), Certificação Aeroagrícola (curso para aplicação de defensivos por via aérea), Plantando o 7 (teatro infantil), Planeta Faminto (websérie sobre agricultura), Desafio 2050 (sobre segurança alimentar), entre outros. Com elas, conquista-se engajamento dos colaboradores do campo e até mesmo das crianças, que disseminam o aprendizado nas famílias.

Agora, temos mais canais para isso. As redes sociais permitem a disseminação das campanhas também para a população urbana, por vezes dominada pelo senso comum e com pouco conhecimento sobre a realidade rural. Mais uma vez, as empresas de agronegócio entraram no jogo, com páginas, vídeos e fóruns. A parceria com as redes sociais e diversas mídias é essencial para educação e conscientização na área de tecnologia, segurança alimentar e, claro, sustentabilidade, sem deixar de lado gestão de pessoas. É o marketing agindo em prol da educação e do desenvolvimento.


* o autor é presidente da Valmont e vice-presidente da Abimaq..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.