domingo, 8 de fevereiro de 2015

Descoberta cidade subterrânea gigantesca na Turquia

Richard Jakubaszko

Pesquisadores turcos anunciaram a descoberta de uma gigantesca cidade subterrânea na região histórica da Capadócia. Com salas e túneis enormes, o local foi descoberto acidentalmente por causa de um projeto de inovação urbana no local que começou ainda em 2013. Estima-se que a cidade subterrânea seja de 3000 a.C.

O que impressionou os pesquisadores é a dimensão dos túneis da cidade. De acordo com relatos, seria possível tranquilamente dirigir um carro atual por eles. Depois da descoberta, os especialistas agora retiram material do local para descobrir a qual civilização a cidade pertencia, além de seu propósito subterrâneo.


“O que sabemos é que é uma cidade até então desconhecida. Estávamos com um projeto de urbanização que seguia as leis locais e então descobrimos a cidade. Paramos e agora a área será devidamente explorada”, afirma Mehmet Ergun Turan, presidente da TOKI, empresa responsável pelas obras no local.

Como os túneis locais foram cavados em pedras originais, é difícil que os pesquisadores datem a cidade com absoluta certeza. Por causa disso, é também difícil precisar qual sociedade foi responsável pela criação da cidade. Os especialistas estimam que persas e gregos da Antiguidade podem estar envolvidos na construção.


Apesar de muito antiga, a cidade subterrânea surpreende por seu desenvolvimento. Seus túneis, vastos e largos, indicam a possibilidade de que serviam para carregar produtos agrícolas de uma região para a outra. Também surpreende a temperatura embaixo da terra. Por lá a média é de 12°C, o que indica a possibilidade de conservação de alimentos por maior tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.