domingo, 9 de fevereiro de 2014

O padrão brasileiro de tomadas elétricas, ai, ai, ai...

Richard Jakubaszko 

Estamos no passo certo... E o mundo todo está errado!
A tomada elétrica brasileira





Como os turistas irão se virar durante a Copa do Mundo de Futebol e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro? Acho que do mesmo jeito que nós, brasileiros...
Em cada viagem que faço, para o exterior ou para os interiores deste Brasil, até mesmo capitais estaduais brasileiras, tenho enfrentado nos últimos anos todo tipo de dificuldades, seja para usar/carregar o notebook ou o celular, por causa das nossas exclusivas tomadas elétricas.

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas regulamentou,  faz uns 10 anos, a nossa tomada de 3 pontos. Mesmo entre elas, quando se encontram tomadas no padrão, existem diferenças intransponíveis, como pinos com espessura maior. Tenho visto muita gente atacar a tomada, furiosamente, de alicate em punho, arrancando o pino central.

Desde 5 anos atrás disponho de um "benjamim" padrão universal". É uma espécie de "canivete suíço", ou seja, devidamente embutidos, onde estão os ponteiros de 2 e 3 pontos, que encaixam nos diversos padrões existentes.
Santo remédio!
Tomadas usadas mundo afora, incompatíveis com a brasileira
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.