segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pelo fim do "voto de cabresto" no Brasil

Richard Jakubaszko
Acho interessante o fim do "voto de cabresto", conforme campanha iniciada no Facebook esta semana. Seria algo como a gente, quando moleque, fazia uma aposta e dava um gol de vantagem ao time adversário, pra não deixar dúvidas de que o time da gente era muito melhor.

Dilma, aceite este desafio, a partir de agora, quem tem Bolsa Família não precisa mais votar, apoia essa brilhante ideia dos tucanos! Devemos dar uma vantagem pra essa oposição que gosta de ganhar no tapetão, assim eles ficam mais alegrinhos... Eles andam tão tristinhos e desanimados, né não?

A propósito, Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania - http://www.blogdacidadania.com.br/2013/06/dilma-caiu-e-o-pig-nao-viu/ - escreveu um texto deveras antropológico:
 
A volta do voto censitário
Está rolando no Facebook uma petição de militantes do PSDB que, na prática, reinstitui no país o voto censitário.
Para quem não sabe, voto censitário é a concessão do direito apenas àqueles cidadãos que atendem certos critérios que provem condição econômica.
No Brasil, o voto censitário foi estabelecido pela constituição de 1824 e abolido pela de 1891.

O voto censitário esteve em vigor durante todo o período monárquico brasileiro. Para os padrões da primeira metade do século XIX, o critério exigia renda de 100 mil-réis para votar.
Acima, a imagem da campanha fascista que está recebendo adesões de montes de eleitores de oposição.

.

3 comentários:

  1. Caro Richard, Meu nome é Walmir Silva, fui eu quem criou a campanha "Pelo fim do voto de cabresto" no facebook. Venho afirmar que não pertenço a qualquer partido político como o Sr. cita em seu comentário, muito menos seria filiado a um partido socialista como o PSDB.
    A campanha continua e já obtive quase 8 mil compartilhamentos. Verifique o original: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=468227143255371&set=a.316770091734411.71247.100002042690005&type=1&theater

    ResponderExcluir
  2. Walmir,
    o PSDB é um partido que nada tem de socialista, muito pelo contrário, é neoliberal, portanto, capitalista, defensor dos capitais e do poder do dinheiro.
    E sua campanha não é democrática. Pode ser neoliberal, tanto é que está apoiada em ideias dos tucanos, contra o Bolsa Família, contra pobres desassistidos e abandonados. Mas a campanha tem objetivos subliminares nazistas e fascistas, e tudo mais que você desejar, menos socialista ou humanista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de afirmar uma opinião: seus 8 mil compartilhamentos são de imbecis, os coxinhas "sem noção" deste país.

      Excluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.