domingo, 4 de março de 2012

Asteroide em rota de colisão com a Terra

Gerson Machado
No dia 3 de março de 2012 a RT.com publicou um artigo sobre o asteroide 2012DA14 que havia sido descoberto poucos dias antes, agora em fevereiro de 2012, por um grupo de astrônomos espanhóis (ver em http://rt.com/news/paint-asteroid-earth-nasa-767/ )

Embora o site da NASA 2012DA14 Earth Impact Risk Summary mostre algum risco somente a partir do ano de 2020 ( http://neo.jpl.nasa.gov/risk/2012da14.html ), uma simulação feita pelo Jet Propulsion Laboratory JPL, usando os dados disponíveis nos últimos 10 dias, mostra que o asteroide 2012DA14 poderá passar muito próximo da terra (menos de 27.000 km), aumentando temores de uma possível colisão (ver em http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2012+DA14;orb=1 com a simulação até a data de meados de fevereiro de 2013).

A construção de uma nave espacial para destruir ou desviar da rota o 2012DA14 levaria no mínimo dois anos. Se o asteroide inteiro fosse colidir com o planeta, o impacto seria potencialmente tão grande quanto o da explosão de Tunguska, na Rússia, que em 1908 derrubou árvores em uma área total de 2.150 km² (830 milhas quadradas), na Sibéria, que é quase o tamanho de Luxemburgo. No momento ainda não se sabe o destino exato do asteroide.

O possível impacto do asteroide de Tunguska está descrito em http://www.permanent.com/a-impact.htm e para quem quiser ler mais sobre as teorias ligadas ao impacto de cometas e asteroides veja o paper:
http://www.aero.org/conferences/planetarydefense/2007papers/P4-3--Marusek-Paper.pdf

Se o asteroide vier a colidir com a Terra certifique-se de que você vai estar no lado oposto ao que ele cair...


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
Se o 2012DA14 colidir com a Terra talvez resolva parcialmente o problema da superpopulação, desde que caia em área densamente povoada, é claro.
_

Um comentário:

  1. esmeraldo arlindo freitas de almeida. esmeraldoarlindo@hotmail.com6 de abril de 2012 às 23:26

    Realmente é preocupante e acredito que possamos ser atingidos sem nemhum alerta.
    Sou testemunho de um fato ocorrido entre 1970 e 1971. Na ocasião trabalhava na TEBASA, antiga telebahia na minha cidade natal(ITAMBÉ-BA),estava me dirigindo à estação repetidora pois haveria de assumir o meu plantão de radio operador e nesse momento me encontrava com um colega que iria tambem entrar em serviço. Por volta das 22hs nos encontramos em uma lanchonete na praça onde tambem se encontravam varias pessoas pois era final de semana e haviam jogados VASCO X FLAMENGO, como a tv era coisa rara tinhamos o hábito de ouvir a resenha esportiva da radio GLOBO.
    Nesse momento fomos contemplados com um espetáclo indescritivel rasgando o céu num barulho ensurdecedor, um corpo encandecente soltando fraguimentos numa luz azulada em alta velocidade. No primeiro momento pensamos ser um avião que estava encandecente e caindo
    a nossa impressão era que estava muito baixo e que cairia muito próximo a cidade.Corremos todos para ver onde caira e não vimos mais nada.Para a nossa surpresa neste momento a radio globa anunciou; Atenção senhores ouvintes, acaba de entrar em nossa atmosfera um meteorito, cruzando o ceu do Rio de Janeiro e caindo no oceano atlantico.
    Testemunhei um fato mais lindo que a natureza pode oferecer a alguem e poucos podem entender o que tento narrar, só que não gostaria que tal fato se repetisse pois desta vez poderei não está vivo para contar.
    Nada disso foi teve impacto nos nossos meios de comunicação, foi pouco divulgado.
    Hoje morro na cidade de Imperatriz no Maranhão e sempre que posso nas noites estreladas fico a olhar para o céu e imaginando aquela cena e sou aficcionado por astronomia embora não tenha tido oportunidade de seguir esta linda profissão e me limitei ao campo da eletrônica e telecomunicaçoes onde me aposentei na EMBRATEL.
    Atenciosamente;

    Esmeraldo Arlindo Freitas de Almeida.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.