terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tem herança a deixar ou a receber?

Richard Jakubaszko

Livro aborda sucessão e herança no agronegócio
Lançado em outubro de 2011, o livro "Meu filho, um dia tudo isso será teu", de autoria do jornalista Richard Jakubaszko, juntamente com o advogado Fábio Lamônica Pereira, mostra os caminhos de como se estabelecer a continuidade do negócio na área rural, e, principalmente, como transmitir a vocação e a aptidão, o carinho para se trabalhar com a terra. Conforme comenta Richard "levei quase 10 anos para escrever o livro, mas isso é menos tempo do que levam alguns inventários para serem concluídos, por isso a leitura do livro é recomendada, para se resolver a sucessão enquanto as mãos estão quentes".

Editado pela Editora UFV (Universidade Federal de Viçosa, MG), o livro tem 145 páginas, com ótimas ilustrações, custa R$ 30,00 (mais tarifa postal) e pode ser adquirido no site http://www.editoraufv.com.br/produtos/meu-filho-um-dia-tudo-isso-sera-teu

Demétrio Costa registrou no prefácio: "Felizes daqueles que podem deixar muito mais que bens, mas felizes também aqueles que, possuindo patrimônio a legar, tenham sorte, justiça e sabedoria para comandar em vida a transferência do que conservaram e ampliaram ou construíram.
Esta obra é um convite à reflexão sobre um tema raramente tratado fora da literatura jurídica, mesmo na imprensa. É uma espécie de tabu tanto para quem tem patrimônio a deixar, e considera que este não é um problema seu e sim de seus herdeiros, quanto para os herdeiros que, por pudor ou respeito, evitam mais ainda o assunto, arrastando-o para o momento inevitável, quando as coisas terão que ser definidas nem sempre tão bem quanto poderiam em hora mais oportuna.

O autores abordam a questão de forma original ao tratá-la do ponto de vista dos costumes e estimulam a ação, sobretudo nos casos que envolvem não apenas bens e outros valores de mais fácil quantificação e divisão, mas principalmente negócios e empreendimentos cuja continuidade seria a coroação de todo o esforço e talento realizador de quem tem o patrimônio a transferir.
Além de definir princípios fundamentais para uma sucessão bem conduzida, como a vocação e aptidão de um ou mais herdeiros para a condução do negócio da família, os autores ressaltam a importância de herdeiros e doadores igualmente terem em conta os fundamentos de qualquer processo de mudança e os riscos inerentes
".

O livro pode ainda ser adquirido com o autor através do fone 11 3879.7099 (hor.com.) ou pelo e-mail richardassociados (sinal de arroba) yahoo.com.br

_

Um comentário:

  1. Carlos Francisco Borges22 de novembro de 2011 às 21:22

    Procurei o livro em 4 livrarias hoje no Rio de Janeiro, nunca nem ouviram falar, quer dizer que só posso comprar com o autor ou com a editora?
    Carlos Francisco Borges

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO:
    Sim, Carlos, a Editora da UFV não vende os seus livros através de livrarias, apenas no site da própria editora. Para quem está em SP, Capital, ofereço a alternativa de retirar um exemplar comigo, com dedicatória, é claro, seja através do fone citado acima, ou pelo e-mail. Na editora é só vc clicar no link fornecido, e pode comprar por cartão de crédito.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.