segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Deus é matemático, faz a poesia da vida.

Richard Jakubaszko 
É isso mesmo, você não leu errado o título deste post: Deus é matemático, faz a poesia da vida com os números, na natureza, nos sons e nas imagens, no universo, em tudo o que criou. E pensar que a gente ainda nem aprendeu a ler as primeiras páginas dessa imensa enciclopédia que é o universo.


O pi e o phi
Todos nós já ouvimos falar em número PI.

É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro (equivale a 3,14159265358979323 8462643383279028 84197169399375. 

...e é conhecido "vulgarmente" como 3,1416 ).

Não confundir com o número Phi que corresponde a 1,618.

O número Phi (letra grega que se pronuncia "fi") apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante.

Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, do qual havia proporções... do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído.  Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.

Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.

Bom, durante milénios, a arquitetura clássica grega prevaleceu O retângulo de ouro era padrão, mas depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas que não utilizavam retângulo de ouro grego.

Mas em 1200... Leonardo Fibonacci, um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é, provavelmente, a mais famosa sequência matemática, a Série de Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores: 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...


Acompanhem...

1
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34

E assim por diante... Aí entra a 1ª "coincidência"; a proporção de crescimento média da série é... 1,618.

Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo, mas a média é 1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618; A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;

A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618.

A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de altura é de 1,618.

E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618 também, por isso o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO.

Por que os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo?

É que, por volta 1500, com a chegada do Renascimemto, a cultura clássica voltou à moda... Michelangelo e, principalmente, Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe; ele, como cientista, utilizava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO como o corpo humano... obra prima de Deus.
 

Por exemplo: 
Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.

Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.

Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618.

Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618. 

A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618.

Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618. (Considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objectos precisos de medição).

Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.

Seria obra de Deus usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação, feita a sua imagem e semelhança?

Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem; coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum.

Assim, até hoje, essa é considerada a mais perfeita das proporções. Meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada. (Lembre-se: considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos precisos de medição).

Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias, como a 9ª de Bethoven, e em outras diversas obras.

Isso tudo seria uma coincidência? ... Ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecidas para nós?


























A seguir um vídeo que descobri no Youtube, em inglês, legendado em português, que mostra de forma clara a Sequência de Fibonacci. Inúmeros outros vídeos estão também disponíveis por lá, cada um mais criativo que o outro.

_


_

_

9 comentários:

  1. Richard,
    nossa! Taí um negócio do qual eu nunca tinha ouvido falar em meu meio século de vida!
    Parabéns a vc por divulgar coisas assim!
    Rogério Queiróz

    ResponderExcluir
  2. Não é sem motivos que Ele, também, é chamado de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO !!! Abraços e reiterada admiração pelo seu trabalho. Newton Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. ainda não entendi o que isso tem a ver com deus?????? esse sim, um acriação humana totalmente desproporcional!

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    se a medida do Phi não está apenas nas criações humanas, mas se manifesta e está sempre e também na natureza, o que é que vc imagina?
    Pegue uma régua e tire medidas de seu corpo, conforme a figura, que vc vai ter uma noção da DIVINA PROPORÇÃO...

    ResponderExcluir
  5. Fantastico, irei testar.
    Abraço
    Enviado via iPad
    Jeffrey Abrahams

    ResponderExcluir
  6. Richard,
    Muito interesssante! gostei muito!
    Um abraço,
    Cristina Rappa, São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Pedro Passos, São Paulo1 de novembro de 2011 às 17:12

    Por falar nisso, uma pergunta... A lógica dos fractais, também é matemática, certo? E está presente na natureza. Mas não segue o padrão áureo. é isso mesmo?
    gde abs
    Pedro Passos

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
    Não diria que os fractais sejam matemática, são geometria, podem ser reproduzidos graficamente pela computação, estão e são natureza, mas provavelmente eles contêm a proporção Phi, isto sim, precisaria alguém da área medir as divinas proporções... Daí... he, he, he
    abs
    Richard

    ResponderExcluir
  8. Maria Dolores de Sanctis18 de novembro de 2011 às 21:42

    Pois eu estou com mais de 75 anos e também nunca tinha ouvido falar da sequência de Fibonacci. E olha que fui professora de matemática no primário, por toda minha vida. É maravilhoso, quase inacreditável, Deus existe, sim senhor, como você disse, está mais do que provado!!!
    Parabéns por divulgar isso!
    Dolores

    ResponderExcluir
  9. "Seria obra de Deus usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação, feita a sua imagem e semelhança?" Eu digo que sim.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.