terça-feira, 9 de agosto de 2011

Frases famosas de Albert Einstein

Richard Jakubaszko
Einstein foi um frasista notável. Sobre quase tudo ele emitiu uma opinião. Por vezes foram e ainda são verdades incontestáveis, profundas, mas sem amarguras, e na maioria dos casos com admirável bom humor. Evidentemente algumas boas frases lhe são atribuídas incorretamente, não foram ditas por ele, mas isso faz parte do mundo da internet, especialmente no Brasil. 
Algumas das frases mais conhecidas de Einstein reproduzo neste post. Foram ditas por ele. Se algum leitor conhecer frase dele digna de registro é só postar um comentário.

Frases famosas de Albert Einstein
"Deus não joga dados".

“Loucura é querer resultados diferentes, fazendo tudo sempre igual”.

“Detesto de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal".

“A tradição é a personalidade dos imbecis”.

“Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas”.

“Cada dia sabemos mais e entendemos menos”.

“Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer”.

“Se minhas teorias tivessem resultado falsas, os estadunidenses diriam que eu era um físico suíço; os suíços, que era um cientista alemão; e os alemães que era um astrônomo judeu”.

“Se os fatos não se adequam à teoria, mude os fatos”.

“Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”.

“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.


No vídeo abaixo, em gravação apenas de áudio, feita entre 1933 e 1955, ano em que Einstein morreu, temos a gravação de sua própria explicação sobre o que é a Teoria da Relatividade: E=mc2. Simples, e genial.
Obs. E=mc2 é a célebre fórmula da não menos célebre Teoria da Relatividade de Einstein. A expressão significa: energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
_

9 comentários:

  1. Jakubaszko,
    Segue algumas frases de Albert Einstein, para seu conhecimento e satisfação intelectual, num sábado chuvoso em que finalmente a prima Vera chega em São Paulo.
    “Nem tudo que conta pode ser contado, e nem tudo que pode ser contado, conta”.

    “Como é possível para esse pequeno grupo fazer pender a vontade da maioria, que permanece para perder e sofrer a guerra, ao serviço de suas ambições? Uma óbvia resposta para esta questão pareceria ser que a minoria, a elite governante atual, possui as escolas e a imprensa, e geralmente também a Igreja, sob suas ordens. Isto permite que essa classe organize e direcione as emoções das massas, e faça delas seu instrumento.”

    “Não conheço nada mais prático do que uma boa teoria.”
    “Procure ser um homem de valor em vez de ser um homem de sucesso.”
    “Os cálculos dele estão corretos, mas a física é abominável.”
    “Quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno. Quero saber seus pensamentos, o resto são detalhes.”
    “Mas o princípio criativo reside na matemática. Num certo sentido, portanto, considero verdade que o puro pensamento é capaz de apreender a realidade, como sonhavam os antigos.”
    “A natureza nos mostra apenas o rabo do leão. Mas não tenho dúvida de que o leão pertence a ela, ainda que não possamos pô-lo à mostra imediatamente por causa de seu enorme tamanho. Só podemos vê-lo do modo como um piolho em cima dele o veria”.

    “A constante cosmológica era necessária apenas para o propósito de criar uma distribuição quase estática de matéria... Era seriamente prejudicial à beleza formal da teoria.”
    “O estado mental que permite a um homem fazer um trabalho deste tipo... é semelhante ao de um devoto religioso ou ao de um amante apaixonado; o esforço diário não vem de um programa ou de uma intenção deliberada; e sim direto do coração.”
    “Newton encontrou o único caminho que era possível, em sua época, para um homem do mais elevado intelecto e poder criativo.”
    “Então eu teria tido pena do bom Deus. A teoria estaria correta de qualquer modo.”
    “É mais difícil desintegrar um preconceito do que o átomo.”
    “Nunca penso sobre o futuro. Em breve ele estará presente.”
    “Tudo deve ser realizado da maneira mais simples possível e não da maneira mais simples."
    “Uma noitada em que todos estão absolutamente de acordo é noitada perdida.”
    “A morte não surpreende o sábio. Ele está sempre preste a partir.”
    Att,
    João Pimentel

    ResponderExcluir
  2. segue...
    “Para me punir pelo meu desprezo pela autoridade o destino fez de mim uma autoridade.”
    “Ele é Sutil, mas malicioso Ele não é.”
    “Não posso acreditar que Deus jogue dados com o mundo.”
    “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará a seu tamanho original.”
    “Quando a ciência se restringe a um pequeno grupo, o espírito filosófico do povo decai, e ele caminha assim para a indigência intelectual.”

    “As experiências de um indivíduo parecem-nos dispostas em uma série de eventos. Nessa série, os eventos isolados de que nos lembramos parecem arrumados de acordo com o critério de 'antes' e 'depois'. Existe, pois, para cada criatura, um tempo-eu, ou subjetivo. Este não é, em si mesmo, mensurável. Posso, todavia, associar números aos eventos, de modo que um número maior seja associado a um evento mais tardio. Tal associação pode ser definida por meio de um relógio, desde que comparemos uma ordem dos eventos, por ele fornecida, com a ordem da referida série de eventos. Chamamos relógio qualquer coisa que nos dê uma série de eventos que possam ser contados.”

    “Não é o conhecimento nem o saber o que diferencia os seres humanos: é a força de vontade.”
    “A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. É a fonte de toda arte e ciência verdadeira.”
    “Política é para o momento. Uma equação é para a eternidade.”
    “O incompreensível é que o mundo seja compreensível.”
    “A maravilha não é que o ser humano compreenda a natureza, mas sim que a natureza seja compreensível”.

    “Somente duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. E eu não estou certo sobre qual vem em primeiro lugar.”
    “Para ser um membro imaculado de um rebanho de ovelhas uma pessoa deve ser, acima de tudo, uma ovelha.”
    “Senso comum é uma coleção de preconceitos adquiridos até por volta dos dezoito anos”.
    “É, naturalmente, uma mentira o que você lê sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Eu não acredito em um deus pessoal e nunca neguei, mas tenho expressado isto claramente. Se existe então algo em mim que pode que pode ser chamado religioso é minha ilimitada admiração pela estrutura do mundo que nossa ciência tem revelado.”
    “Eles – os políticos e os estadistas – mentiram para nós. Eles nos fizeram de tolos. Centenas de milhões de pessoas na Europa e nos Estados Unidos, bilhões de homens e mulheres ainda por nascer, têm sido e estão sendo enganados, vendidos e roubados de suas vidas, de sua riqueza e de seu bem-estar.”
    “Creio no Deus de Spinoza que se revela na harmonia de tudo que existe”.
    “Esta é a mais bonita e satisfatória explicação da criação que eu já escutei na minha vida”, ao ouvir o cientista belga Georges Lemaître detalhar sua teoria de que o universo tinha sido criado pela explosão de um “átomo primitivo” e que estava ainda se expandindo.

    “O que eu procuro realizar é simplesmente servir - com minha débil capacidade - a verdade e a justiça e correndo o risco de não agradar ninguém.”
    “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.”
    “Inspiração existe, mas tem que achar você trabalhando.”
    “A realidade é meramente uma ilusão, embora muito persistente.”
    João Pimentel

    ResponderExcluir
  3. Prefiro as palavras ditas erradas de um agricultor analfabeto do que as "pérolas" emitidas pelo criador, inventor, ou sei lá o que, da bosta da Bomba Atômica.

    Odeio lambe-bosta.

    Claudia
    Petralhinha Amadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Claudia, como vão as coisas por ai? Assistindo muito o Datena?
      Sugiro que procure saber sobre historia antes de comentar. Sugiro também que pesquise sobre o Projeto Manhattan, o grupo chefiado por Oppenheimer contava com celebres nomes da física na época, como o alemão Hans Bethe (descobridor do mecanismo de produçao de energia das estrelas). Einstein nao participou do desenvimento da bomba, tampouco em pesquisas nucleares. O que houve foi que Einstein mandou uma carta para o Presidente Norte-Americano Roosevelt, alertando-o que os alemaes estavam perto de desenvolver tal bomba, e pediu ao presidente que criasse condiçoes para que os Estados Unidos desenvolvessem uma bomba antes da Alemanha. Posteriormente, verificou-se que a Alemanha estava longe de desenvolver a bomba atomica, e Einstein mencionou que se soubesse disso jamais teria escrito a carta, e se arrepende. O proprio Oppenheimer se tornou pacifista e lutou contra o uso de armas nucleares, e inclusive foi perseguido pelo governo dos Estados Unidos.

      Excluir
  4. "Estou convencido de que há somente uma forma de eliminar estes graves malefícios: através do estabelecimento de uma economia socialista, acompanhada por um sistema educacional que seja orientado para fins sociais. Em tal economia, os meios de produção são propriedade da própria sociedade e utilizados de maneira planejada." (maio/1949)

    ResponderExcluir
  5. "Somente seres humanos excepcionais suscitam ideias
    generosas e ações elevadas, mas o dinheiro polui tudo
    e degrada sem piedade a pessoa humana.
    Não posso comparar a generosidade de Moisés, Jesus, ou
    Gandhi com a de uma fundação Rockfeller qualquer."

    "Sou suficientemente artista para desenhar livremente com
    a minha imaginação.
    A imaginação é mais importante que o conhecimento.
    O conhecimento é limitado.
    Com a imaginação posso englobar o Mundo."

    "Tornou-se tremendamente óbvio que a nossa tecnologia
    ultrapassou a nossa humanidade."

    "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."

    "Penso e penso durante meses e anos e por vezes em
    noventa e nove vezes a conclusão é errada.
    No entanto acredito que à centésima acerto."

    "Os intelectuais resolvem problemas, os gênios evitam-nos."

    "O exemplo não é outra forma de ensinar, é a única forma de ensinar."


    "Não tenho quaisquer talentos especiais.
    Sou apenas imensamente curioso."

    "Grandes almas sempre encontraram forte oposição
    de mentes medíocres."

    "Com a fama tornei-me cada vez mais estúpido,
    o que obviamente é um fenômeno frequente."

    "A vida é como jogar uma bola na parede:
    Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
    Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
    Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
    Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
    Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma
    que você não esteja pronto a recebê-la.
    A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda.
    Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir
    aquilo que nós lhe oferecemos."

    "A alegria na observação e na compreensão são a mais bela
    dádiva da natureza."

    "A guerra é a coisa mais desprezível que existe.
    Preferia deixar-me assassinar a participar desta ignomínia."

    ResponderExcluir
  6. "Somente seres humanos excepcionais suscitam ideias
    generosas e ações elevadas, mas o dinheiro polui tudo
    e degrada sem piedade a pessoa humana.
    Não posso comparar a generosidade de Moisés, Jesus, ou
    Gandhi com a de uma fundação Rockfeller qualquer."

    "Sou suficientemente artista para desenhar livremente com
    a minha imaginação.
    A imaginação é mais importante que o conhecimento.
    O conhecimento é limitado.
    Com a imaginação posso englobar o Mundo."

    "Tornou-se tremendamente óbvio que a nossa tecnologia
    ultrapassou a nossa humanidade."

    "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."

    "Penso e penso durante meses e anos e por vezes em
    noventa e nove vezes a conclusão é errada.
    No entanto acredito que à centésima acerto."

    "Os intelectuais resolvem problemas, os gênios evitam-nos."

    "O exemplo não é outra forma de ensinar, é a única forma de ensinar."


    "Não tenho quaisquer talentos especiais.
    Sou apenas imensamente curioso."

    "Grandes almas sempre encontraram forte oposição
    de mentes medíocres."

    "Com a fama tornei-me cada vez mais estúpido,
    o que obviamente é um fenômeno frequente."

    "A vida é como jogar uma bola na parede:
    Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
    Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
    Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
    Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
    Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma
    que você não esteja pronto a recebê-la.
    A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda.
    Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir
    aquilo que nós lhe oferecemos."

    "A alegria na observação e na compreensão são a mais bela
    dádiva da natureza."

    "A guerra é a coisa mais desprezível que existe.
    Preferia deixar-me assassinar a participar desta ignomínia."

    ResponderExcluir
  7. Curtindo e muito o blog.Não vou acrescentar nenhuma frase, mas vou destacar uma: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará a seu tamanho original.”
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Expedito. Alegria por ver que vc gostou. Faço o blog só por isto, para que as pessoas se informem, se alegrem, e descubram novas ideias.

      Excluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.