domingo, 24 de julho de 2011

Inesquecíveis canções XI - Ne me quittes pas

Richard Jakubaszko
Ne me quittes pas (Não me deixe), canção de Jacques Brel (Belga de nascimento, naturalizado francês), foi um dos maiores sucessos musicais da música francesa e internacional nos anos sessenta do século XX, interpretada por ele próprio e outros cantores franceses. No Brasil, Maysa marcou a música com desempenhos notáveis. O vídeo que apresento foi gravado na TV Cultura, em comemoração aos 20 anos da emissora.

Apresento neste post, excepcionalmente, 5 versões.
Em minha opinião, as melhores gravações, além de Jacques Brel, são as de Maysa e Nina Simone.

Maysa (com legenda em português)



Jacques Brel

Mireille Mathieu

Nina Simone

Maria Gadu


Ao contrário do que muita gente pensa, Edith Piaf jamais gravou esta música, nem tampouco é a sua autora / criadora. Existem versões no Youtube indicando ser Piaf, mas são outras intérpretes. Não se deixe enganar.
Encontram-se ainda no Youtube diversas gravações, por exemplo, com Sting, Barbra Streisand, Júlio Iglesias, Nacha Guevara e outros, inclusive versões em inglês. Das versões traduzidas vale a pena ouvir Marlene Dietrich cantando em alemão. Uma pena que a maioria dos vídeos mostra imagens fixas e fotos, e não gravações de imagem dos intérpretes.
=

Um comentário:

  1. SILVIA SUZUKI NISHIKAWA, SAO GOTARDO, MG7 de setembro de 2011 às 15:22

    OLA RICHARD, OBRIGADA POR ESTE BELO PRESENTE. NAO CONHECIA A VERSAO COM MAYSA, VERDADEIRAMENTE LINDA, DEIXANDO-NOS SAUDADES PELA SUA PAIXAO E VIDA PARA A MUSICA. SEM FALAR DE NINA SIMONE E JACQUES PRIEL, TODOS CANTANDO COM AQUELA PAIXAO DOÍDA, QUE NOS TOCA A ALMA. ABRAÇOS, SILVIA NISHIKAWA, DE SAO GOTARDO, MG

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.