domingo, 15 de maio de 2011

Inesquecíveis canções VII: Core 'ngrato

Richard Jakubaszko 
Ainda estou na fase italiana, e mostro neste post três interpretações de uma das mais belas canções de amor de todos os tempos: Core 'ngrato, do napolitano Cardillo. Era uma das canções preferidas de meu pai, que faleceu há mais de 50 anos.
Na série de interpretações comparativas, primeiro, com o insuperável Luciano Pavarotti (numa versão que encontrei no Youtube, com legenda em espanhol, para facilitar o entendimento, pois as pessoas reclamam que não entendem o dialeto napolitano).
Na sequência, Tito Schipa, um tenor da primeira metade do século passado, em gravação de 1932, e que foi um ídolo internacional. Ficam claras as diferenças de interpretação e modulação vocal dos intérpretes, um modismo, digamos assim.
Para fechar a série, Enrico Caruso, considerado pelos puristas italianos como o maior tenor de todos os tempos, emocional e dramático, intenso, numa gravação de 1920, e que foi remasterizada. Consta que esta foi a última gravação de Caruso.
Dos três intérpretes, apenas Pavarotti não era napolitano.
Luciano Pavarotti

Tito Schipa

Enrico Caruso

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.