domingo, 27 de fevereiro de 2011

Propaganda enganosa?

Richard Jakubaszko 
Ao primeiro olhar e leitura parece propaganda enganosa. Mas apenas no sentido de atrair a atenção. A mensagem, quando lida por inteiro, revela de forma inequívoca que não há propaganda mentirosa, pelo menos neste caso...
Para ler melhor as letras menores clique em cima da foto.
Alguém discorda? 
                                                                                             
O lendário e inesquecível "O Pasquim", em 1971, também cometeu das suas:
 .
            
                                                                              









Um comentário:

  1. Richard,
    acho que discordo. Por que a propaganda tem de nos enrolar com falsos artifícios? Por que temos de aceitar a enganação e a dissimulação? Por que envolver sexo com panelas?
    Ana Piemonte

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO:
    O artifício de dizer, aparentemente, uma coisa, querendo dizer outra, sempre foi usado pela propaganda. Perceba melhor, todas as mensagens querem chamar a sua atenção. Precisam se destacar das outras mensagens publicitárias, seja na TV ou em mídia impressa, e a propaganda tem muito pouco tempo e espaço pra isso. Tem de ser vapt e vupt, chamar a sua atenção, porque o espaço e o tempo custam muito dinheiro na mídia, na verdade é caríssimo. Dissimular é outra coisa, é prometer uma coisa que não vai entregar, ou mentir. O banner em causa não faz isso... Concordo que talvez não precisasse misturar panela com sexo, mas se chamou a atenção do transeunte já valeu o investimento, e se vendeu uma panela, melhor ainda... Não esqueça que a propaganda visual nas ruas, os out doors, existem aos milhares em cada quarteirão e destacar-se é muito difícil.
    É isso, achei criativo, porque diferente, e não pode ser acusada de mentirosa. Não coloquei em questão o bom gosto e tampouco a pertinência de panelas com sexo, efetivamente não combinam...

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.