domingo, 9 de janeiro de 2011

Inesquecíveis canções II - Memory.

Richard Jakubaszko
Memory
Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que estreou em Londres, 1981, mas que se consagrou por mais de vinte anos consecutivos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Weber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos e acrescentou um roteiro, onde Memory foi uma das suas músicas de maior sucesso.

No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha apenas um deles para ir a um lugar melhor, onde renascerá uma nova vida Jellicle.
Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, Grizabela, the glamour cate "Old Deuteronomy", o líder dos jellicle gatos.

Esse musical é tido como uma das maiores produções da Broadway, e já foi visto por mais de 50 milhões de apreciadores, num total de 45 mil apresentações.
O musical teve sua estreia no Brasil, em São Paulo e Rio de Janeiro, em 2006.

Tive o privilégio de assistir Cats na Broadway, NYC, em 1993, e a música Memory entrou definitivamente entre as minhas canções preferidas.

Curiosidades, conforme a Wikipedia, a enciclopedia livre:
* Cats foi o segundo musical que mais tempo esteve em cartaz no New London Theatre: 21 anos. Perdeu o posto de primeiro lugar há alguns anos, para o "Fantasma da Ópera", também de Andrew Lloyd Webber.
* A música "Memory" já foi gravada por mais de 170 artistas.
* Entre os mais de 30 prêmios que já lhe foram atribuídos, contam-se sete Tony Awards e um Grammy.

Assistam e comparem a seguir três interpretações fantásticas de Memory:
Barbra Streisand:

Celine Dion

Elaine Page: da peça original:
 
Se o leitor do blog desejar interpretações adicionais sugiro pesquisar no Youtube por Memory e a seguir o nome do(a) intérprete preferido(a). Uma boa pedida é Susan Boyle, que deixo de mostrar aqui no blog porque a incorporação do vídeo está truncada, mas pode ser assistida lá, na íntegra.
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.