sábado, 5 de junho de 2010

Vazou notícia do IBOPE: 43% a 34% ?

Richard Jakubaszko
Não sei como, mas vazaram (na Internet) informações da pesquisa IBOPE a serem divulgadas hoje à noite no Jornal Nacional: 43% a 34% em favor de Dilma Rousseff, que dispara 9% acima de José Serra. 
Isso indica possível vitória já no 1º turno. Particularmente, conforme já escrevi antes, é uma notícia ruim para a democracia brasileira. Mas isso é só uma opinião pessoal.
Só no Brasil pra acontecer essas coisas de vazamentos...
A confirmar, aguardemos. A Internet sempre exagera um pouco...

OBS. Saiu poucos minutos atrás (são 17.37 hs) no portal www.G1.globo.com a notícia dos resultados da pesquisa IBOPE, furando o Jornal Nacional, e dando empate entre Serra e Dilma, ambos com 37% nas intenções de voto. Para o 2º turno também dá empate: 42% entre eles.
A antecipação da notícia prova que houve vazamento.
A pesquisa mostra ainda que nos números comparados do próprio IBOPE a candidata Dilma cresceu e que Serra caiu.
Não há explicação, de toda forma, porque esses números não aparecem, das pesquisas das eleições estaduais feitas por outros institutos em MG e RJ que mostravam um crescimentos enorme de Dilma.
Abaixo tem notícia veiculada na TV Globo:


_

Um comentário:

  1. José Carlos de Arruda Corazza, de BH6 de junho de 2010 às 10:58

    Richard,
    vc pisou no tomate... queria 43% contra 34%? Teve empate de 37%... Foi apressadinho...
    José Carlos de Arruda Corazza

    Resposta do blogueiro:
    Corazza, vai catar coquinho...
    Se vc não percebeu este blog é de jornalista, mas não é de notícia. É um blog de debate, de informação em profundidade. O que importa, nesse caso, foi o vazamento da informação. O resultado, como adiantei na informação e no título, era aguardar para confirmar.
    Afora o vazamento da informação, tem as contestações dos resultados apresentados por cada instituto de pesquisa, no sentido de que estão sendo manipuladas. Tá igual, ou pior, do que essa história de dossiê. É um clima fedorento! Tem muita cortina de fumaça nessa guerra. Os dois lados usam os aforismos de Goebbels, um deles é o "Acuse-os do que vc faz", e o outro é mais famoso: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade".

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.