sábado, 7 de novembro de 2009

Claude Lévi-Strauss (1908-2009)

Richard Jakubaszko
Claude Lévi-Strauss
Morreu no último sábado um dos ícones do século XX, às vésperas de completar 101 anos.
Em uma das poucas entrevistas que concedeu nos últimos anos (em 2005), depois de evocar sua "dívida para com o Brasil", pois aqui foi professor na USP - Universidade de São Paulo, nos anos 30, afirmou: "Vamos para uma civilização em escala mundial. Na qual provavelmente aparecerão diferenças, ao menos é preciso esperar por isso. Estamos num mundo ao qual já não pertenço. O que eu conheci, o que eu amei, tinha 1,5 bilhão de habitantes. O mundo atual tem 6 bilhões de humanos. Já não é o meu mundo".
Tinha toda razão Lévi-Strauss. Quando me perguntam do porque eu escrevo tanto sobre essa questão do crescimento demográfico, peço calma e paciência ao meu interlocutor, pois se já está ruim agora imagine o que vai piorar quando chegarmos aos 9,0 bilhões daqui a uns 30 ou 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.