quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Qual é o segredo da vida?

Richard Jakubaszko 

O segredo da vida é o tema deste instigante, criativo, educativo e brilhante documentário produzido pela BBC Television, que exibo abaixo. Conta a história da evolução das ciências na busca de conhecer, afinal, qual é o segredo da vida. Desde a Roma antiga, perpassando pela pulsante Renascença, até chegar aos nossos dias, as ciências acumulam conhecimentos em paralelo, cuja soma edifica o conhecimento humano na busca de saber, afinal, qual é o segredo da vida, pelo menos do ponto de vista científico.

Nesses processos, diversos saberes interferiram, ajudaram ou atrasaram os avanços dos conhecimentos, fosse a medicina, a física, biologia ou química, todas dependentes da capacidade de observação e percepção humana.

Evidentemente que erros e acertos ocorridos em alguns momentos atrasaram ou adiantaram os processos na busca pelas respostas, inclusive pela fé e religiões castradoras, mas é certo que hoje temos respostas mais precisas do que há apenas um século atrás, e, mais do que isso, inegavelmente, evoluímos muito. Agora, parecemos avançar mais rapidamente.

Antes, as ciências julgavam que uma célula seria a fonte da vida, depois a molécula, e mais adiante os cromossomos. Hoje em dia reputamos que seja o DNA (Ácido desoxirribonucleico). Estacionamos? Ou, finalmente, a humanidade descobriu o cerne da questão, ou seja, o segredo da vida? O DNA é a base de uma nova ciência, a ciência da vida, a qual estamos conhecendo em detalhes nestes dias tumultuados. Desta nova ciência, o DNA, descoberta há pouco mais de meio século, conhecemos pouco mais de 100 ou 200 páginas, humildes páginas iniciais integrantes de uma imensa enciclopédia, talvez com mais de 1 milhão de páginas a serem ainda escritas e complementadas pelas gerações futuras. Há tanto caminho a ser ainda percorrido? Com certeza, quanto mais se sabe, mais sabemos que nada conhecemos. O segredo da vida, em definitivo, não está na simplicidade.

O documentário da BBC encerra afirmando que “os cientistas, quanto mais investigavam o DNA, mais complicado ficava”.

Por isso, recomendo assistir o vídeo abaixo, e desejo uma boa e agradável viagem sobre os processos dos conhecimentos sobre a vida. Talvez, quem sabe, dentro em breve a ciência encontre e comprove a existência de Deus, ao final dessa longa jornada, logo ela, a ciência, cheia de arrogância e empáfia, e que tem negado o lado espiritual da vida, mas que ainda nem consegue criar uma célula sintética em laboratório.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.