segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI vai se aposentar

Richard Jakubaszko

Papa Bento XVI vai se aposentar
O anúncio foi feito pelo próprio papa em um pronunciamento em latim. Bento XVI informou que deixará o cargo em 28 de fevereiro próximo, devido à idade avançada (86 anos a serem completados em abril 2013), e por não ter mais forças para cumprir seus deveres.


"Por esta razão, e consciente da gravidade deste ato, eu declaro que renuncio", disse Bento XVI. Esta é a primeira vez que um papa renuncia em quase 600 anos.

O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu o papado em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa.

Em 2011 Vaticano desmentiu os rumores de aposentadoria

O Vaticano comentou em 25/9/2011 os boatos levantados por um jornal italiano, segundo os quais o Papa Bento XVI pretendia deixar o cargo quando fizesse 85 anos, em abril 2012.


Pela manhã, o jornal conservador Libero afirmou que Joseph Ratzinger "teme não poder assumir o peso de sua carga". "Ele pensa em demitir-se em abril, mas tem que aguentar", afirmou o jornal milanês, que não fornece fontes ou dá detalhes, dizendo apenas tratar-se de um boato que "circula nos escritórios mais importantes do Vaticano".


"O que todos sabemos é o que o Papa escreveu em seu livro 'Luz do mundo'. Não tenho mais informações", declarou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Nesse livro de entrevistas publicado em 2010, Bento XVI disse que um Papa tem "o direito, segundo as circunstâncias, o dever de retirar-se se perder suas forças físicas, psicológicas e espirituais".

COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO:
Na era moderna, tempos de internet e da comunicação plena, o Papa Bento XVI foi um dos papas com menor carisma e poder de comunicação entre os fiéis, perdendo de longe para seus antecessores como João XXIII e, especialmente João Paulo II, para quem "se Deus é brasileiro, o papa é carioca".

Haverá eleições papais em 2013, e teremos a retomada de debates sobre as polêmicas profecias de São Malaquias, padre irlandês que previu acertadamente, segundo inúmeros adeptos, a eleição de diversos papas, inclusive o último deles, que seria o sucessor de Bento XVI, que antecederia o Apocalipse. Se o próximo papa se autodenominar Pedro poderá haver uma série de suicídios...
Depois do fim dos tempos, interpretado incorretamente pelos defensores da previsão dos Maias, vem aí o último Papa!

EM TEMPO: (13-2-2013 - 19h30)
Abaixo vídeo enviado por Gerson Machado, que se refere ao meu comentário sobre São Malaquias, acima, e sobre o raio que caiu sobre a Catedral de São Pedro.

.
.

Um comentário:



  1. Richard
    E' interessante notar que caiu um raio na basilica em Roma no dia da renuncia do papa... de acordo com o video da BBC e a compilacao no YouTube http://www.youtube.com/watch?v=-EUg_hkbZR0
    SDS
    Gerson Machado

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.